Carregando aguarde...
Itapira, 27 de Abril de 2024
Notícia
22/09/2014 | Milton Leitão: Hábito de guardar remédios em casa – um perigo
O que você  faz com os medicamentos que sobram após o fim de um tratamento médico? Se a resposta à pergunta for “ guardo-os em casa”  e se você tiver filhos ou crianças que freqüentem a sua casa, muito cuidado! O alerta é pelo fato  de ser o hábito de estocar remédios o maior perigo de intoxicação das crianças. Muitas vezes, as embalagens coloridas e os aromas agradáveis dos fármacos despertam a curiosidade dos pequenos que acabam ingerindo os medicamentos podendo levá-los até a morte.
O último levantamento do Ministério da Saúde mostram dados  alarmantes com crianças que morreram vítimas de  envenenamento por substâncias nocivas. Os medicamentos mais ingeridos acidentalmente são os antigripais, os antitérmicos, os descongestionantes e os antiinflamatórios. Ou seja, aqueles remédios encontrados em toda “farmácia” que costumamos ter em casa para aliviar uma dor de cabeça, uma febre ou descongestionar as vias aéreas.
As vítimas mais comuns são meninos e meninas com idade entre quatro e cinco anos de todas as classes sociais. São crianças que já andam com facilidade e possuem habilidade suficiente para abrir as embalagens sem, contudo, terem a noção do perigo. 
Mantenha todos os produtos tóxicos em local seguro e trancado, fora do alcance das mãos e dos olhos das crianças, de modo a não despertar sua curiosidade.
Para ajudar a prevenir intoxicações com remédios ou produtos de limpeza adquira produtos com trava de segurança quando houver. As mais freqüentes intoxicações em crianças são causadas por remédios e também por produtos de uso doméstico, como alvejantes, querosene, polidores de móveis, tintas, solventes, detergentes, inseticidas.
Alguns conselhos úteis para evitar a intoxicação de crianças com remédios em casa:
• Os remédios são ingeridos por crianças que os encontram em local de fácil acesso, deixados pelos adultos;
• Evite tomar remédio na frente de crianças;
• Não dê remédio no escuro para que não haja trocas perigosas;
• Não utilize remédios sem orientação médica;
• Mantenha os medicamentos nas embalagens originais;
• Cuidado com remédios de uso infantil e de adulto com embalagens muito parecidas;
• Erros de identificação podem causar intoxicações graves e, às vezes, fatais;
• Nunca use medicamentos com prazo de validade vencido;
• Descarte os remédios vencidos. Não guarde restos de medicamentos. Nunca coloque o frasco com o seu conteúdo na lixeira;
• É importante que a criança aprenda que remédio não é bala, doce ou refresco. Quando sozinha, ela poderá ingerir o medicamento. Lembre-se: remédio é remédio;
• Pílulas coloridas, embalagens e garrafas bonitas, brilhantes e atraentes, odor e sabor adocicados despertam a atenção e a curiosidade natural das crianças. Não estimule essa curiosidade. Mantenha medicamentos e produtos domésticos trancados e fora do alcance delas.
Como profissional atuante no setor de  medicamento manipulado devo ressaltar que este  apresenta diversas vantagens em relação aos industrializados. Uma delas que quero lembrar agora, é o ajuste das dosagens ,o medicamento manipulado é feito de  acordo com as necessidades de cada paciente, ou seja, não há sobras. Além de evitar despesas desnecessárias, isso evita o armazenamento de restos de remédios. Evitando assim, consideravelmente, os riscos de crianças se intoxicarem com as sobras de medicamentos.
Milton Antonio Leitão – É farmacêutico bioquímico – Consultor da Farmácia de Manipulação Formula Athiva – Rua Regente Feijó – 118. Fone 3813-1499 – 3863-5046
 
 
 
Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

899 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções